Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2011

Papo



Será que o motivo pelo qual minha psicóloga me entende é por que ela é minha psicóloga ou será que é por que ela e humana de mais?
Não posso afirmar se somos humanos de mais e se por essa razão ela me entende, mas quando entro na sala de terapia e falo dos meus problemas, vejo o mar nos olhos dela, seu olhar enche de lágrimas. Ela é tão terna.
Temos uma pouca aproximação pessoal, me lembro que ela fora colega de escola da minha mãe, por motivos que desconheço não frequentou a minha casa nesse tempo, mas lembro das festas que frequentavam juntas, ou talvez estivessem apenas por acaso na mesma festa, ainda sim, ela sabe um pouco da minha história. Será que é por isso que ela me compreende tão bem? Ou será que é pelo motivo de ser psicóloga? Não sei, só sei que ela me entende de uma maneira que me deixa feliz, e ela me motiva. Assim ... abre meus olhos, mas, me motiva.
Gosto tanto da forma como ela trabalha com seus sorrisos, mesmo com aquele olhar de mar que vejo, me sinto na presença de um amigo, não de um profissional do ramo da psicologia!
É tão diferente quando falo com outras pessoas, mas, é entendível, as outras pessoas são perturbadas e não ouvem, e não têm também diplomas de psicologia. Talvez essa última frase, na parte que falo que as outras pessoas são perturbadas eu tenha me precipitado. Sei que todos temos problemas, até mesmo minha psicóloga tem, porém o que custa parar um pouco para ouvir? É isso que a torna minha amiga e uma boa profissional, ela me ouve, mas nem por isso deixamos de sorrir e bater papo.
Coitadas das outras pessoas que esquecem de ouvir, se elas se doassem mais e escutassem mais os problemas uns dos outros, o mundo talvez não precisasse tanto de psicólogos, mas enquanto isso, é bom pra minha psicóloga, afinal, ela precisa manter sua família por que esse é seu emprego. Então será que cheguei à uma conclusão? É mesmo por que ela é humana de mais ou por que é uma boa profissional?
Aa mas deixa pra lá essa questão né, qualquer que seja a resposta pra essa equação, pouco me importa, estou feliz por que agora minhas madrugadas já não estão mais tão compridas, bom mesmo é bater papo e ser ouvido enquanto os outros tapam os ouvidos e me se esquecem que outros existem. Também é pouco provável que exista uma lei imposta nos quesitos trabalho e amizade. Assim, meu vazio vai sendo preenchido por um tempinho e outro tempinho de uma boa terapia e de um bom papo.

Um comentário:

  1. Por incrível que pareca eu fiz um ano de teologia, e o professor de Método Indutivo disse que num relacionamento de aconselhamento deixar a pessoa falar a cura!Acho bacana postar seus materiais, e fragmentos de sua vida, assim podemos o conhecer melhor!Quanto à ter que desabafar com alguém, acho que essa necessidade, somada à falta de ouvidos interessados faz do nosso mundo algo doente!Sou muito introspectivo e desconfiado, e acho que entendo bem sua agonia!
    Um abração pra vc companheiro!Fica na paz!

    ResponderExcluir